domingo, 16 de maio de 2010

Um papo franco sobre entrevistas de emprego


Um momento extremamente estressante para os profissionais que buscam uma recolocação no mercado é, sem dúvida alguma, a entrevista. Essa é uma etapa que todos têm que passar, cedo ou tarde, e essa consciência é suficiente para deixar muitas pessoas com dores na barriga, boca seca e coração palpitando que nem louco.

Todos os Headhuntes sabem que a pessoa está nervosa, e aqueles que são bons entrevistadores farão de tudo para tentar deixar o candidato mais à vontade. Contudo, nem sempre isso é possível. 

Então, candidatos, ao serem convocados para uma entrevista, preparem-se antes. Tenham uma boa noite de sono, relaxem, tomem um bom café da manhã ou almoço, se a entrevista for após o almoço. Nada pior do que comparecer a uma entrevista cansado e com fome.

Durante o momento da entrevista, seja objetivo e honesto. Não tente enrolar o entrevistador, pois ele irá perceber e sua avaliação será seriamente prejudicada. Pode parecer brincadeira, mas também não tente flertar com o entrevistador. Isso é motivo de exclusão, na certa!

Certa vez, estava conduzindo um processo seletivo para um cliente. O candidato já se apresentou achando-se "o rei da cocada preta". Ou, melhor, a última Coca-Cola Zero do deserto. Mas, o pior de tudo, foi ele ter se portado como se fossemos amigos íntimos. Me chamando por "minha querida" e "lindinha". Dias depois, ao dar o feedback negativo para ele, recebi um convite para um happy hour... Depois alguns profissionais não entendem porque nunca são chamados para outros processos seletivos.

Uma outra informação importante é sempre estar atento aos procedimentos de contato para obtenção de informações sobre a oportunidade para a qual você está concorrendo. Se o processo está sendo conduzido por uma consultoria de RH, é claro que todas as comunicações devem ser feitas através dessa pessoa. Então, não tente pular etapas e ir direto falar com as pessoas da empresa-cliente. Mesmo que tenha recebido cartão com os dados dessa empresa. Isso pode ser visto como uma falta grave e custar sua participação no processo.

No mais, li recentemente um artigo bem interessante, chamado "Oito situações capazes de arruinar uma entrevista de emprego", da revista Computerworld. Veja quais são:



1) O candidato é pego desprevinido por perguntas impróprias ou ilegais;
2) Uma mancha na carreira do profissional entra em discussão;
3) Uma resposta medíocre escapa;
4) Respostas sem objetividade; 
5) O candidato não tem uma habilidade requerida;
6) O candidato se desgasta;
7) Problemas com o vestuário;
8) O celular toca;


Caso você tenha interesse em ler todo o artigo, visite o site da Computerworld!

Nenhum comentário:

Postar um comentário