quarta-feira, 19 de maio de 2010

A hora e a vez do funcionário - Parte 1

Recentemente, falamos sobre a questão da motivação no ambiente corporativo. Demos algumas dicas sobre como motivar os colaboradores e propusemos algumas questões a serem discutidas em suas empresas.

Para reforçar esse assunto, reproduzimos abaixo excelente matéria publicada recentemente. Sintam-se à vontade para postar seus comentários!



A hora e a vez do funcionário


A estratégia de estimular colaboradores traz benefícios a todos, inclusive à própria empresa, que ganha em produtividade e parceiros fiéis ao negócio


Fonte: Revista Carreira e Negócios
Divulgação
Conquistar e fidelizar deixaram de ser estratégias voltadas exclusivamente para clientes e passaram a ser direcionadas também aos funcionários e colaboradores. E não é para menos. A teoria de que manter um cliente atual é mais rentável do que conquistar um novo também vale para a equipe: de acordo com o estudo da consultoria Lens & Minarelli, feita em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma nova contratação é um processo 15% mais caro do que investir em um funcionário atual.

Segundo Nuno Rebelo dos Santos, integrante do Instituto de Marketing Industrial e consultor da JCTM Marketing Industrial, profissionais motivados e integrados desenvolvem ações mais criativas, são mais produtivos e mais eficientes no cumprimento de objetivos e metas. Para o consultor, além do investimento em treinamentos, palestras e cursos, as empresas precisam valorizar as pessoas, seus diferentes pontos de vista e contribuições. Também ressaltar seus pontos fortes e trabalhar os fracos. "Muitas companhias valorizam apenas os talentos mais competitivos e que se destacam dentro de determinado grupo, deixando de lado a contribuição dos demais integrantes das equipes, que também possuem habilidades importantes para a obtenção de bons resultados para a companhia. Mas o fato é que qualquer resultado depende de um trabalho em grupo e cada participante tem o seu valor e deve ser reconhecido por isto", diz o executivo.

Empresas que fazem a diferença
Rebelo acredita que, ao propiciar um ambiente de trabalho saudável e a liberdade de expressão, as empresas ganham agilidade e eficácia, assim como melhor percepção de seu valor atribuído por seus talentos, clientes e fornecedores. "Profissionais motivados e integrados, reconhecidos como seres humanos, se empenham mais em suas ações, trabalham na mesma direção e buscam aperfeiçoamento constante, o que resolve parte do dilema atual das empresas que é manter um sistema complexo de regras e segurança ou focar-se na qualificação e responsabilização dos responsáveis pelos diferentes projetos. Estes dois aspectos precisam e devem andar juntos", ressalta Rebelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário