terça-feira, 25 de maio de 2010

Elimine a causa e o efeito cessa

Em muitos debates na Comunidade Universo RH como em conversas com meus clientes, uma pergunta sempre aparece: como resolver um problema na minha equipe?

O problema pode ser variado: motivação, trabalho em equipe, liderança... Eu poderia ficar horas escrevendo sobre todos os problemas que um profissional de RH encontra em seu dia a dia.

Mas, sempre que um cliente me pergunta "Como vou resolver isso?", eu cito uma frase de Miguel de Cervantes:

"Elimine a causa, e o efeito cessa".

É impossível atacar um problema sem saber o que o está causando. E a origem do problema pode ser tão diversificada quanto o próprio problema. E não adianta querer encontrar soluções prontas. O que resolveu determinado problema na empresa A não necessariamente resolverá o mesmo problema na empresa B. Porque o problema pode ser o mesmo, mas a sua causa certamente será diferente.

Assim, ao desenvolver seus projetos de desenvolvimento organizacional, lembre-se sempre dos dominós: ao empurrar o primeiro, todos os outros cairão em cascata. Então, busque o primeiro dominó do seu problema. Você verá que ele está caido, e por isso que todos os outros dominós estão caindo também. Levante esse dominó, e os outros pararão de cair.

Então, para os pedintes de plantão: não adianta eu lhe passar meu formulário, meu relatório ou meu Bê-a-Bá. Sem uma análise situacional, a causa pode entrar em estado latente, mas ela voltará firme e mais forte em um pequeno espaço de tempo.

Reserve um pouco do seu tempo para REALMENTE conhecer o ambiente no qual você trabalha, ou presta serviços. E, empresas, não busquem soluções milagrosas. Milagres só acontecem nos contos de fadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário