quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tornando-se um profissional crível


Muitas vezes, já tive a oportunidade de falar com clientes e colegas de trabalho a respeito da comunicação. Eu acredito que a comunicação é um dos fatores mais importantes dentro das organizações hoje em dia, independente do porte destas organizações.

Porém, saber se comunicar não é o suficiente para a obtenção de sucesso profissional. Um colaborador ou um consultor precisa de algo além da comunicação efetiva, que é a credibilidade.



Ontem, li um artigo muito bom sobre o assunto, escrito pelo Reinaldo Polito. Nesse texto, ele fala uma coisa muito importante;

" Para que você conquiste bons resultados com a comunicação, é preciso que tenha credibilidade. Não há outro caminho. As pessoas só aceitarão as ideias que você propuser se confiarem em suas palavras. E confiança não é um atributo que se adquire de uma hora para outra. É uma qualidade que precisa ser conquistada a cada instante com seu comportamento e sua postura."

Da mesma forma, não adianta tentar enganar as pessoas, com discursos prontos sobre seu pretenso conhecimento dessa ou daquela atividade. Os ouvidos bem ensinados perceberão as falhas em sua voz, a reticência em suas respostas, e a fraqueza em sua apresentação.
Na vida pessoal e profissional, credibilidade é tudo. Assim, é importante construir essa credibilidade desde o primeiro dia de sua trajetória profissional, e fazer juz à ela nas grandes ações e, principalmente, nas pequenas.

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