sexta-feira, 21 de maio de 2010

A hora e a vez do funcionário - Parte 3

Continuamos com nossa semana da Motivação, com a terceira parte do artigo que fala sobre estratégias para estimular os colaboradores. 

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A estratégia de estimular colaboradores traz benefícios a todos, inclusive à própria empresa, que ganha em produtividade e parceiros fiéis ao negócio


Por Flávia Ghiurghi


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Além disso, a remuneração e os benefícios são idênticos aos dos funcionários que exercem a mesma função nas dependências da empresa e todos têm registro pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): o Salário de R$ 649,00, além de convênio médico, odontológico e seguro de vida.

O MercadoLivre, empresa de e-commerce, também se orgulha em ter uma pequena rotatividade, se levar em conta as mais de 300 pessoas atuando com atendimento ao cliente. "Reflexo disso é que 5% do quadro de funcionários tem cerca de dez anos de empresa", orgulhase a gerente de RH do MercadoLivre no Brasil, Helen Menezes, que garante oferecer aos seus colaboradores todas as ferramentas necessárias para o aprimoramento de suas habilidades e técnicas de atendimento.

Já a Avaya, empresa de soluções tecnológicas, promove várias iniciativas de reconhecimento à inovação no ambiente de trabalho. São projetos de melhorias de processos, MBAs em que o trabalho de formatura é a apresentação de um Projeto de Inovação, cafés da manhã funcionais (para trazer novas ideias) e premiação para os funcionários. "O foco da Avaya é estimular a geração de ideias inovadoras que possam trazer benefícios para o negócio. Como exemplo, podemos citar a abordagem dos clientes e prospects com metodologia diferenciada na geração de leads/ oportunidades. Implantamos um sistema para uso dos agentes de geração de leads em que temos o histórico de todos os contatos com cada um dos clientes, o que traz mais produtividade e eficiência na operação. Temos também processos muito bem definidos para atualização da base de clientes e inserção de nova base diretamente no banco mundial de contatos da Avaya", conta a gerente de RH da Avaya do Brasil, Renata Janini.

Outra companhia que desenvolveu uma política consistente de gestão de pessoas foi a Serasa Experian. "Em síntese, desenvolvemos e implantamos um sistema de desenvolvimento humano que contempla seis macroprocessos, com enfoque no desenvolvimento contínuo, sustentados na cultura organizacional e nas ações de liderança", explica o diretor de desenvolvimento humano da Serasa Experian, Milton Luís Pereira.

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Os seis macroprocessos são: desenvolvimento de liderança e talentos; qualidade de vida; desenvolvimento sustentável; gestão da cultura organizacional; educação corporativa; e planejamento de pessoas. A motivação é consequência da coesão e da coerência desse sistema, que contempla as pessoas holisticamente, em seus anseios e necessidades, favorecendo para que consigam equilibrar o desenvolvimento profissional e pessoal. O macroprocesso Qualidade de Vida é considerado o componente fundamental do desenvolvimento humano da Serasa Experian, na medida em que é entendido como realimentador de todos os outros.

A Cisco do Brasil, integradora de soluções de telefonia, também prioriza a satisfação de seus colaboradores. Segundo o gerente de recursos humanos, Diane Hartwick, uma das iniciativas de grande aceitação interna é a utilização massiva de tecnologia Cisco para permitir mobilidade aos funcionários e o programa WAN (Women´s Action Network), voltado a valorizar a participação das mulheres. "O WAN visa a estimular a comunicação entre as mulheres da empresa, por meio da oferta de atividades variadas que incluem tutoriais, palestras e contatos com empresas que tenham práticas semelhantes. Outro objetivo é ressaltar a importância do papel do sexo feminino dentro da empresa e na sociedade de uma forma geral", explica Diane.

No caso da mobilidade, além do notebook, o funcionário recebe um smartphone e uma minicâmera. O "Smart" possibilita gerenciar a agenda, checar os e-mails que estão caindo na caixa de mensagens em tempo real e operar o Outlook do próprio aparelho. Já o software CUVA (Cisco Unified Video Advantage), mais a minicâmera, instalados nos PCs, permitem a interação visual entre os funcionários durante as ligações telefônicas. O programa identifica o ramal IP e disponibiliza a imagem capturada pela minicâmera na tela do computador, eliminando a necessidade de algumas reuniões presenciais. Além disso, cada funcionário tem instalado no laptop um "messenger" corporativo, sendo possível utilizar também alguns instant messengers mais populares, como Yahoo! e MSN.

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