segunda-feira, 10 de maio de 2010

Criando indicadores de RH

É muito interessante perceber como a questão dos indicadores para a área de RH tem se tornado um assunto recorrente de uns tempos para cá. 

Lembro-me quando fui pesquisar sobre o tema, dois anos atrás, para poder propor um desenho para acompanhamento dos indicadores para a área de Recrutamento e Seleção, na qual eu era coordenadora, e acabei mergulhando em indicadores de uma maneira geral.

Para você, que está montando a proposta de sistema indicadores de resultado para a empresa para a qual trabalha, é importante ter sempre em mente a questão da eficácia. Ter um dashboard enorme com vários indicadores, mas tal dashboard não ser eficaz. Bem... É melhor nem tê-lo. Assim, defina quais são os indicadores que serão eficazes na sua organização a partir de uma análise minuciosa dos desafios de gestão de pessoas previstos e demandados pela elaboração estratégica e tática da organização na qual você atua. Com uma noção clara dos objetivos, você perceberá que fica fácil escolher e medir resultados.

Quando se quer criar uma matriz de indicadores, eu recomendo a utilização do BSC - Balanced Scorecard - como metodologia para essa criação. Ele é perfeito porque já proporciona o efeito de cascata desde os níveis estratégicos até os operacionais. Para tanto, é importante garantir a plena participação da liderança da empresa, pois eles serão importantes para auxiliar no direcionamento destas atividades.

Por fim, ainda no trabalho que desenvolvi, montei uma espécie de passo-a-passo para criar um painel de indicadores, que agora compartilho:

1) Avaliar com a liderança da empresa quais são os desafios de curto, médio e longo prazos que o RH estará envolvido;
2) De posse dessas informações, analisar, discutir com outras pessoas e identificar os resultados que devem ser alcançados para que essas metas sejam viabilizadas e apoiadas pela equipe de RH;
3) Definir a fórmula para medir o avanço dessas metas em direção aos objetivos identificados;
4) Desenhar um plano de ação para atingir os resultados pretendidos;
5) Validar o plano com a alta administração.

Fácil, não?

Para mais informações, nos escreva! 
 

2 comentários:

  1. Onde está o passo a passo?

    ResponderExcluir
  2. Ana, muito bacana esta sua iniciativa. Parabéns! Trabalho nesta seara a de ajudar RH a criar indicadores e também uso o BSC.
    Mas, uma coisa que lhe sugiro acrescentar é que o RH pensa, em geral, que pode medir resultados sozinho. Como se fosse uma trabalho dele. E não é. Não dá. É vital envolver os clientes internos.
    Outra coisa importante é que não dá para ir até o ROI em todos os programas é inviável! Dá muito trabalho e daqui a pouco terá que se ter uma equipe só para provar o quanto as ações deram resultados rsrsrs
    Espero ter contribuido.

    ResponderExcluir