terça-feira, 11 de maio de 2010

Motivação: da equipe para o indivíduo



Motivação é um assunto bastante interessante e que desperta curiosidade de muitos profissionais de RH. Como garantir que seus colaboradores estejam motivados e, com isso, produzam mais?

Semana passada, conversando com um cliente sobre o tema, percebi que o grande problema das empresas é buscar soluções generalistas para a questão da motivação, sem levar em conta que esta está intrinsecamente ligada a pessoas, que são, por definição, diferentes. Assim, não existe uma fórmula única para motivar todos os seus funcionários! Mas existem algumas ações que, normalmente atingem boa parte deles, em vários níveis.

Para garantir um mínimo de motivação para sua equipe, sugiro que sejam levadas em consideração tais comportamentos:

- Dar o exemplo: todas as pessoas precisam de um líder, de alguém para seguir e se espelhar, correto? Quando você toma para si o papel de ser o exemplo, essa atitude vai fortalecer comportamentos e atitudes na direção que você deseja.

- Comunique-se: a comunicação é uma ferramenta poderosa para produzir ambientes motivacionais. Converse com sua equipe, divida informações e, principalmente, peça opiniões. Os colaboradores se sentem mais motivados quando entendem que sua opinião é importante para a empresa na qual trabalham.

- Divida os louros:  sabe-se que motivação, desempenho e produtividade andam de mãos dadas dentro de todas as organizações. Equipe motivada tem um excelente desempenho. Alto desempenho equivale a muita produtividade. Esse é uma das bases das políticas de participação nos lucros. Mas, não necessariamente é preciso inserir dinheiro nessa equação. O reconhecimento de um trabalho bem feito e do esforço de um profissional através de premiações não monetárias é também um grande fator motivador.

- Dê autonomia:  todo mundo gosta de ver suas idéias postas em prática, de ter um pouco de liberdade de expressão e de atuação. Em diferentes níveis e diferentes graus, a autonomia pode ser um poderoso aliado da empresa para criar equipes motivadas. Deixe seus colaboradores trabalharem de forma autônoma, delegue funções. Mas não esqueça de acompanhar, corrigir rumos e dar feedback.

Escalados esses primeiros degraus rumo à motivação, é hora de conhecer melhor sua equipe e trabalhar no indivíduo. Busque entender o que faz cada membro da sua equipe sair de casa e ir trabalhar, e invista nesse conhecimento. 

Você perceberá que uma equipe 100% motivada por todo tempo não existe. Mas conseguirá alcançar um equilíbrio motivacional que refletirá, sem dúvida, na produtividade do seu time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário