quinta-feira, 20 de maio de 2010

A hora e a vez do funcionário - Parte 2

Dando continuidade ao nosso ciclo sobre motivação, enviamos abaixo a segunda parte da matéria sobre motivação de colaboradores.

A estratégia de estimular colaboradores traz benefícios a todos, inclusive à própria empresa, que ganha em produtividade e parceiros fiéis ao negócio


Fonte: Revista Carreira e Negócios

Divulgação
Em um setor como o de contact center, conhecido por apresentar um alto índice de rotatividade de funcionários - segundo a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), 70% das empresas registram um turn over em torno de 25% -, focar na satisfação do colaborador torna-se um importante diferencial. É o que faz a Uranet Projetos e Sistemas, empresa especializada em soluções para contact center, que enxerga no turn over um enorme prejuízo e descontinuidade ao processo de aprendizagem dos diversos jovens que estão iniciando sua vida profissional neste mercado. "O estresse provocado por cobranças de resultados e o baixo salário desmotivam, o que contribui para a alta rotatividade de funcionários dentro do contact center. Para reverter esse quadro, criamos uma série de ações, entre elas, o Programa de Oportunidade e Desenvolvimento Interno (PODI), que consiste em priorizar o preenchimento das vagas aos funcionários que se destacam neste programa. Identificados os talentos, eles passam por um processo de capacitação, com treinamentos ministrados por nossa equipe", conta a diretora de Controladoria da Uranet, Silvana Fraraccio.
Divulgação

Mas o maior diferencial da Uranet está no projeto de home office para os atendentes com necessidades especiais, que teve início em abril de 2003. O Projeto Atendimento Especial, desenvolvido em apoio à Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais (AVAPE) e Associação Evangélica Brasileira (AEB), objetivou incentivar a inserção do portador de necessidades especiais no mercado de trabalho, facilitando o exercício das suas atividades profissionais, além de oferecer a oportunidade da inclusão digital. "Para quem depende de uma cadeira de rodas, o processo de ida e volta do trabalho é exaustivo e desestimulante. Em um determinado momento, este profissional acaba desistindo do emprego", afirma Silvana.
 
Os atendentes especiais conseguem trabalhar de suas casas graças ao IntergrALL, uma solução virtual de gerenciamento de contact centers, desenvolvida pela Uranet, que pode ser utilizada em qualquer computador. As facilidades do software permitem que a empresa instale toda a configuração física de atendimento na residência do atendente especial. Além de toda a infraestrutura de que precisam para trabalhar, como telefone, computador, rack, conexão em banda larga e aplicativos de front-end, os 150 funcionários em regime de home office recebem treinamento por meio de sistemas de ensino à distância (e-learning), que, democraticamente, lhes garantem o mesmo nível de acesso à informação e ao conhecimento dos colaboradores que trabalham dentro da Uranet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário