quarta-feira, 12 de maio de 2010

Expectativas e frustrações

Meu post de hoje é para falar sobre expectativas. Todos nós podemos não saber exatamente o que queremos, mas sabemos muito bem o que não queremos, o que nos desagrada. Mas, dentro das expectativas que tudo aconteça exatamente da forma com que queremos (ou achamos que queremos), fico me perguntando sobre como anda a questão da superação das expectativas x frustração.

Muitas vezes temos um grau de expectativa e exigência tão altos que, ao menor sinal de um possível deslize, mesmo que involuntário, um desabor tão grande é causado que o desgaste e a perda de energia são inevitáveis, mesmo que desnecessárias.

Hoje em dia, devido ao alto grau de pressão que os profissionais são sujeitos, a paciência é cada vez menor, assim como a flexibilidade. São nesses momentos que a resiliência deve entrar em campo, e segundas chances são comportamentos que todos nós devemos oferecer e pedir.

Vou partilhar com vocês um texto que foi distribuido na lista de discussão do Universo RH, que fala muito sobre a questão das expectativas. Espero que gostem!

Um açogueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo ele voltou.
Novamente ele tentou espantá-lo, e foi quando ele viu um bilhete na sua boca que dizia
"Pode mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado - O Dono do Cachorro".
Junto ao bilhete, havia uma nota de R$ 50,00
O açogueiro pegou o dinheiro, separou salsichas e a perna de carneiro, embrulhou-as em um plástico, juntou ao troco e colocou na boca do cachorro, que foi embora.
Impressionado, o açogueiro seguiu o cachorro até uma casa, onde ele parou e colocou as compras no chão.
Então, voltou um pouco e correu, batendo na porta. Como ninguém respondeu, o cachorro circundou a casa e pôs-se a bater com a cabeça em uma janela, repetidas vezes.
Depois disso, voltou para a porta principal, quando alguém abriu a porta e bateu no cachorro.
O açogueiro correu e impediu a pessoa, dizendo:
"Por Deus do céu, o que você está fazendo? Seu cão é um gênio!"

A pessoa então responde:
"Um gênio? É a segunda vez nesta semana que ele esquece a chave de casa"


Moral da história: 


Você pode continuar excedendo as expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado.




Um comentário:

  1. O importante é mantermos o nosso nível de expectativa em equilibrio, tanto em relação a nós mesmos, quanto aos outros. Precisamos aprender a desenvolver essa palavra chave em todo nosso processo de vida. Saber manter o pêndulo.

    ResponderExcluir