quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pra quê dinheiro?

Foi-me solicitado que escrevesse um pequeno texto sobre o motivo pelo qual as pessoas trabalham. Primeiramente, pensei: tema esdrúxulo. Mas como vou começar a escrever sobre isso? Então, pensei em fazer diferente. O que faríamos se não precisássemos trabalhar? Como iríamos preencher nossas 24 horas do dia, dia após dia, sem precisar levantar todos os dias de manhã para ir trabalhar, aturar chefe reclamão, de mal com a vida, companheiros de trabalho antiéticos, clientes se achando os donos do mundo. Sonho de consumo...


 
Fácil, pensei. Tenho um monte de coisas para fazer. Vamos lá: iria à praia; curtiria um cinema no meio da tarde; faria compras em shoppings vazios; viajaria para onde eu quisesse, quando eu quisesse e retornaria assim que eu achasse coisa melhor para fazer. Veria TV durante os dias de frio, enrolada no cobertor e comendo pipocas. Ou leria livros, toneladas de livros. Ouviria CDs; assistiria a shows. Essa seria a vida que pedi a Deus!

Mas, então, de repente, me dei conta de que eu precisaria comprar passagens de ônibus, livros, CDs, revistas, além das despesas com eletricidade, alimentação, moradia, vestuário etc. E logo a inevitável verdade veio à tona: eu precisaria de dinheiro para tudo isso.

É senso comum em nossa sociedade de que a principal razão para se trabalhar é porque precisamos de dinheiro. Muita gente concordaria com essa afirmação. Mas a questão primordial é se o dinheiro é realmente o motivo pelo qual tanta gente passa grande parte do seu tempo trabalhando. É pelo dinheiro que seguimos caminhando?

Pensando um pouquinho mais sobre esse tema: o que é o trabalho? Trabalhamos quando desenvolvemos um conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim. Então, trabalhamos porque somos bons ou fazemos algo em especial. E, também, porque existem outras pessoas que não possuem esse conhecimento ou não têm uma determinada habilidade, e precisam delas, assim como nós precisamos das suas. Trabalhamos, ainda, porque precisamos suprir nossa necessidade de sobrevivência, de abrigo, proteção e segurança. Ou, simplesmente, trabalhamos para ter alguns "luxos" que fazem nossas vidas um pouco mais agradáveis.

Pergunte para seu chefe, seus colegas de trabalho, parentes, vizinhos, amigos: por que você trabalha? Você receberá várias respostas. Vou elencar algumas que eu recebi. Eu trabalho porque:
 

* posso utilizar minhas habilidades e conhecimentos especiais;
* porque me sinto fazendo algo útil;
* porque me mantenho ocupado e me ajuda a passar o tempo;
* me permite ser criativo;
* me envolvo em uma variedade de tarefas;
* me permite conhecer um monte de gente;
* me permite viver novas experiências e aprender coisas novas;
* me permite ver o resultado do meu esforço;
* me faz sentir responsável;
* me dá poder e influência sobre outras pessoas;
* me dá a oportunidade de fazer amigos;
* me permite ajudar outras pessoas;
* me dá dinheiro;
* me permite estar com outras pessoas;
* me faz fazer atividades físicas;
* me permite contribuir com a comunidade a que pertenço;
* me deixa controlar meu próprio tempo;
* me deixa satisfazer todas as minhas necessidades;
* me oferece chances de melhoria e/ou promoção;
* me permite ser conhecido e admirado por muitas pessoas.


Destas respostas o que podemos perceber? Que, incrivelmente, dinheiro não é a principal resposta. Pelo contrário, respostas de aspectos subjetivos são mais freqüentes do que respostas com aspectos materiais. E, mesmo aquelas que buscam um retorno material, mascaram uma necessidade mais profunda, que nenhum dinheiro poderia oferecer. A conclusão a que podemos chegar é que as pessoas trabalham para ganhar dinheiro, sim, mas porque elas querem fazer coisas que gostam, querem ajudar outras pessoas, querem mostrar à sociedade que são especiais em algum aspecto, querem se sentir bem.

É por causa dessa necessidade de aceitação, de sentimento de utilidade que as pessoas trabalham em projetos sociais, fazem trabalhos voluntários e se sentem compelidas a fazer caridade.

Temos que entender que as pessoas trabalham porque precisam trazer um pouco de sentido e satisfação pessoal para suas vidas. Trabalhar é algo que define o ser humano, lhe dá uma sensação de segurança, de auto-estima, fazendo com que as pessoas se sintam competentes, poderosas e necessárias.

Em uma análise mais profunda, a satisfação no trabalho, que é tão procurada em ações de endomarketing e pesquisas de clima, está embutida neste conceito. Mesmo que seu trabalho lhe renda uma fortuna, ou simplesmente o suficiente para viver, isso é menos importante do que, ao final do seu dia, você ter a plena certeza de que contribuiu com alguma coisa, e que seu trabalho é importante e foi bem feito. E é para isso que as pessoas trabalham.

Um comentário:

  1. Oi Ana Paula,

    Gostei muito de seu texto mas acho que ha duas suposicoes sobre sua questao de nao precisar trabalhar em primeiro lugar.

    1o. Pressupoe que voce nao precisa de dinheiro, o que corta a questao do dinheiro em si.

    2o. Se a questao do dinheiro entra, entao deveriamos pedir as pessoas para depois de selecionadas as questoes de maneira qualitativa, ordenarem suas cinco principais razoes das listadas por voce.

    Talvez dinheiro se torne, afinal, a principal. So podemos afirmar isto depois de avaliar a preponderancia estatistica de umas sobre as outras.

    Sucesso e forte abraco.

    Nikiforos Philyppis

    ResponderExcluir