quarta-feira, 19 de maio de 2010

Mergulhando no armário e saindo de bem com o espelho

Recentemente, recebi uma mensagem de uma pessoa pedindo indicação de como se vestir durante o dia de trabalho. Fiquei com esse tema na cabeça, que é recorrente sempre que entro em uma sala de entrevista para conhecer um profissional. 

A questão da vestimenta é importante, pois reflete quem você é e qual é a cultura da empresa na qual você trabalha. Sabemos que algumas empresas são mais flexíveis nesse aspecto. Outras exigem trajes sociais e, em se tratando do calor do Rio de Janeiro, homens sofrem com seus ternos, e mulheres sofrem com seus saltos altos.

Independente do que você vai vestir, sobriedade e modernidade devem andar juntas em todos os aspectos. Vejo muitos profissionais errando a mão nas blusas decotadas, nas saias curtas, nos jeans super rasgados, nos perfumes intoxicantes e no batom laranja. 

Eu sinceramente não acho que todo mundo tem que ficar andando de preto. O preto é elegante e dificilmente se erra no uso de cores sóbrias. Mas, isso não mostra personalidade. Pior, pode mostrar falta de personalidade. 

Quando você for se vestir para o trabalho, para uma entrevista ou uma reunião com clientes, pense na imagem que você quer passar de você e da empresa na qual trabalha. Busque opções que aliem seriedade, segurança, sobriedade e, ao mesmo tempo, bom gosto. Independente se, neste dia, você adotou o causal day.


Gosto muito de lembrar de uma frase do Vinícius de Moraes, que é bastante conhecida e cai como uma luva nesse tema:  "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental". Todas as pessoas devem entender que, por baixo de um possível preconceito, somos todos regidos por aparência. Tomamos decisões baseados em primeiras impressões. E nem sempre temos uma segunda chance. 


Assim, quando a ocasião chegar, é necessário estar bem preparado. E bonito, cheiroso e bem apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário