terça-feira, 29 de junho de 2010

Um socorro sobre Pesquisa de Clima

Da série, Comentando os Comentários, respondemos ao leitor Ronaldo.

"Atuo em uma empresa da Construção Civil e recentemente solicitaram que apoiasse as ações para aplicação de Pesquisa de Clima porque a mesma fazia parte da área da Qualidade.
O que eu faço? Argumentei que a ferramenta está vinculada a área de Rh, embora seja solicitado ao pessoal de Qualidade. Como podem me orientar num assunto tão fundamental e crítico."

Um das mais importantes papéis da área de Recursos Humanos é o de apoiador de toda a estrutura organizacional. Como fornecedor de serviços relacionados à Gestão de Pessoas, é sempre um prazer - e porque não dizer - um alívio quando outras áreas solicitam nosso auxílio.
Sabemos que cada organização possui sua própria forma de estruturação, alinhada ao que seus dirigentes consideram mais adequado para atingir os resultados esperados. Dentro dessa estrutura, é comum uma mistura de papéis, onde algumas atividades podem ser realizadas por outras áreas diferentes daquelas que, originalmente, elas estariam.

Isso é muito comum nas áreas de Comunicação Interna e Clima Organizacional. Normalmente, ambas as áreas ficam sob a responsabilidade do RH, mas não é tão incomum vê-las sob o comando de outros departamentos.

Desta forma, Ronaldo, apesar de, na sua opinião, a realização da pesquisa de clima deva estar sob o comando da área de RH, nada impede que este departamento atue como parceiro da área de Qualidade na aplicação, apuração e divulgação dos resultados. 

Acreditamos que um trabalho em parceria com outros departamentos só irá beneficiar a organização como um todo, pois mostrará que toda a empresa está envolvida e compreende da importância que esta ferramenta tem para o alcance dos objetivos organizacionais, assim como para uma melhoria na qualidade do trabalho de seus colaboradores.

Além disso, a condução da pesquisa por um departamento que não seja o de RH pode trazer outros benefícios, como nova visão sobre sua aplicação e condução, um método diferenciado na utilização desta abordagem e o fortalecimento da ligação entre essas duas áreas.

Entre de cabeça nessa parceria, mostre todo o potencial que a área de RH tem para apoiar projetos de outros departamentos e, em breve, você perceberá um aumento significativo da demanda e da confiança em sua área!




Nenhum comentário:

Postar um comentário