quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ações de Retenção de Talento: Coaching

Em sequência ao nosso especial de Ações de Retenção de Talento, trazemos para nossos leitores mais informações sobre Coaching.

Para essa edição, tivemos o auxílio de nossa parceira Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel, responsável pelos programas de Coaching desenvolvidos pelo Universo RH.

Vamos, então, conversar um pouco mais sobre Coaching Integrado, e como esta ferramenta pode ser utilizada no desenvolvimento e retenção de talentos.


COACHING INTEGRADO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO E RETENÇÃO DE TALENTOS

Modernamente, é cada vez maior o número de empresas que procuram apoio para o desenvolvimento de políticas de retenção de talentos.

Se até a alguns anos atrás, as empresas conseguiam ser competitivas somente graças às características de seus produtos ou serviços, essa é uma missão muito mais difícil de alcançar hoje em dia. Produtos e serviços são cada vez mais parecidos e padronizados, o que faz com que a competitividade de uma organização dependa muito mais de outros fatores.

As pessoas são cada vez  mais um diferencial importantíssimo, a tal ponto que, para poderem sobreviver no mercado, hoje é fundamental que as empresas sejam capazes de identificar, desenvolver e, sobretudo,  reter seus talentos.

Mas, surge sempre a  pergunta. Como identificar, desenvolver, e, sobretudo, reter os talentos de uma Organização? Há uma ferramenta capaz de ser resposta a estas questões? Algumas respondem bem às necessidades de identificar, como o mapeamento de  competências, por exemplo;  mas e quanto a desenvolver e reter? 

A mim me parece que o Coaching  Integral é a mais  completa  ferramenta quando se  trata de encontrar os talentos de uma equipe e  levá-los ao ponto de brilharem  par afazer diferença. 

Mas o que é afinal O Coaching Integral?

O Coaching Integral é um trabalho onde o coach (profissional) ajuda o cliente ,também chamado de coachee, a explorar e desenvolver questões relativas ao seu desenvolvimento pessoal e profissional levando –o  a descobrir novas possibilidades de ação. O trabalho de Coaching Integral tem o objetivo de alinhar e promover possibilidades de ação que desenvolvam o coachee a partir  dos seus objetivos. É um processo durante o qual o coachee será levado a entrar em  profundo contato com suas crenças e valores internos, redescobrindo capacidades que por algum motivo estavam adormecidas em sua vida pessoal ou profissional. Além disso, identificará seus pontos fortes e pontos de melhoria e desenvolverá dentro de um plano de   desenvolvimento individual  suas competências e habilidades. 

Como é feito?

O Coaching Integral é sutentado por  três pilares: as ferramentas usuais do Coaching; as  ferramentas da PNL e uma pitada ou duas de Filosofia.O coach integral utiliza perguntas para esclarecer e incentivar a reflexão do coachee para as questões que ele próprio traz às sessões, explorando e descobrindo os valores intrínsecos em suas escolhas e ajudando o coachee a descobrir novas possibilidades de ação. O coach integral não dá conselhos ou faz qualquer tipo de julgamento do coachee ou de qualquer assunto que ele traga para a sessão. Porém divide  conhecimentos e ajuda a planejar  estratégias.Na abordagem integral, o coach está apto a acompanhar qualquer processo interno que surja durante o trabalho. Dessa forma, o coach integral tem uma visão global, sistêmica do processo, olhando para o passado, presente e futuro do coachee. 

O sucesso do processo 

É necessário que a relação entre coach e cliente seja de muita confiança para  as  transformações buscadas sejam construídas. Para isto é imprescindível que haja feedback constante entre os dois, facilitando a compreensão mútua dos valores e a troca de experiências. Esta prática de abertura, central em Coaching, abre espaço para um alto padrão de desempenho. O coach incentiva o coachee  a compreender todo feedback que a experiência proporciona e a analisar a situação sob novas perspectivas. Com seu feedback, o coachee amplia sua consciência e fortalece sua transformação e  crescimento. 

Conhecimento de  si e  conhecimento do outro

É extremamente importante que o coach e o cliente conheçam bem a trajetória de realização um do outro. Em outras palavras que se escolham, se  acolham , se aceitem. Conhecer as atitudes do outro, seus valores, padrões de comportamento e principais sucessos e fracassos. Conhecendo o coachee, o coach poderá ajudá-lo a identificar o gap entre a visão de futuro dele e a sua situação e competências atuais. E, conhecendo o coach, o cliente saberá usar melhor a sua experiência, sua bagagem.A análise da trajetória não deve transformar o passado numa plataforma para a visão de futuro, isto limitaria o futuro a ser uma extensão do passado. Esta análise serve para identificar pontos fortes e fracos (de ambos) que possam influir no desempenho futuro e que devem ser considerados no plano de ação. Assim, facilita o sucesso do plano de ação e evita problemas decorrentes da falta de planejamento.

Coaching é comprometimento

Coaching é determinação, é a coragem necessária quando se tem desafios a superar. As emoções são essenciais para construir uma ponte vigorosa entre o coach e seu cliente, que sustente o percurso desde a intenção até a realização. Sem emoção, não há envolvimento nem energia para a ação. Alegria, determinação e, principalmente, confiança são as bases para um relacionamento/projeto bem sucedido. Respeito, solidariedade e afeto tornam o caminho mais suportável.Mas, é preciso construir uma trilha clara para que estas emoções surtam o efeito desejado. É preciso construir um plano de ação previamente acordado entre coach e coachee para garantir o sucesso do processo. Sem ele, o coach não tem onde apoiar o seu compromisso. Entretanto, este plano não deve ser uma camisa de força à qual os dois estão amarrados, e sim deve funcionar como uma bússola, um esquema norteador na jornada que ambos estão empreendendo. 

Quais são os benefícios do Coaching?

Muitos, quase incontáveis. Mas, grosso modo são os seguintes: 

  • Aumento da capacidade de liderança; 
  • Capacidade de trabalhar eficientemente em equipes; 
  • Melhor capacidade de resolução de conflitos;
  • Capacidade de melhor administrar mudanças; 
  • Habilidade de administrar o tempo e usar o stress de maneira positiva; 
  • Melhoria  da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário