segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ações de Retenção de Talento: Plano de Carreira - Profissional

Todo profissional que tem interesse em crescer e se desenvolver em sua carreira deve, o mais cedo e rápido possível, pensar em seu plano de carreira. Sem dúvida alguma, esse é o ponto de partida para uma carreira bem sucedida, e mostra que essa pessoa é capaz de um planejamento eficiente, de definir e seguir metas e, principalmente, efetuar revisões e mudanças, sempre que necessário.

Na vida, assim como nas empresas, o planejamento dos próximos passos, e como fazer para alcançá-los, é fundamental, e todos os profissionais, independente da etapa de carreira que se encontram, deve fazê-lo.

Nas organizações, o Plano de Carreira é importante para identificar sucessores, para avaliar profissionais em seu desempenho, para garantir o sucesso da empresa e alcançar suas metas. Ter isso claro e transparente para seus colaboradores é uma forma de garantir que eles mantenham-se motivados e interessados em permanecer em seu quadro de colaboradores. Ou, então, é importante para corrigir desvios, ou mesmo buscar novos profissionais para determinadas posições.

Contudo, um bom profissional não deve esperar que a empresa tome a iniciativa de solicitar que ele pense em sua carreira e defina qual o seu plano. Ele deve tomar essa iniciativa, assim como deve tomar as rédeas de sua trajetória profissional.

Para auxiliar nossos leitores no desenvolvimento de um plano de carreira, oferecemos um pequeno descritivo de como montá-lo:

1ª etapa:  Auto-Conhecimento

Faça uma autoanálise. Reflita sobre seus valores, desejos, sonhos, habilidades, gostos, idéias. Reflita também sobre o que você acredita e, principalmente, sobre o que você não acredita. O que quer e o que não quer.

2ª etapa: Análise de Situação

Pense no momento atual, em como está o cenário no qual você se insere. Como está seu trabalho agora, qual a perspectiva de mudança (para melhor e/ou para pior), quais são as competências percebidas, as qualidades, os defeitos, os limites.

3ª etapa: Objetivos

Quais são as suas metas? Onde você quer chegar dentro da empresa e dentro da sua carreira? Quais são as competências, as habilidades necessárias para atingir essas metas?  Faça uma análise do que você quer frente ao cenário no qual você se encontra. 


4ª etapa: Estratégia


Identificados os objetivos, defina o que você vai fazer para alcançá-los. Relacione tudo o que você precisa, assim como a ajuda de quem você precisa para alcançar essas metas, assim como a estimativa de tempo que você acredita precisar até atingi-las.


5ª etapa: Gerenciamento


Não adianta planejar, se não houver um acompanhamento. Faça uma avaliação periódica de seu plano, verifique possíveis distorções e corrija tudo o que você considerar desalinhado.


Dentro de uma empresa, é sempre interessante estar atento às movimentações. Você é um analista de RH e deseja ser um coordenador? Observe o que os atuais coordenadores fazem, quais competências eles possuem, qual seu conhecimento, como eles fizeram para chegar lá. 


Busque sempre o auxílio de um profissionais sêniores de sua área, alguém que você confia e que acredita que poderá lhe servir de Coach. Estude também o plano hierárquico da empresa, leia a descrição dos cargos que o compõe e entenda o que é necessário para alcançá-los. Fazendo isso, você terá mais chances de ter sucesso e alcançar seus objetivos.


Nosso próximo post falará um pouco mais sobre o Plano de Carreira, mas sua construção pelas empresas. Aguardem até amanhã!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário