terça-feira, 8 de junho de 2010

Ações de Retenção de Talento: Programa de Desenvolvimento de Liderança

Dando continuidade ao nosso especial sobre Retenção de Talentos, trazemos hoje um tema bastante procurado pelas organizações, independente do seu tamanho: Desenvolvimento de Liderança.



Em todas as organizações, encontramos entre seus profissionais aqueles que se destacam pela sua capacidade de liderar. Essa liderança pode ser situacional ou pode fazer parte do escopo de uma determinada função. A necessidade de desenvolver aspectos de liderança nos colaboradores tem sido bastante trabalhada em programas de trainee, em empresas onde a grande maioria de profissionais pertencem à Geração Y, ou mesmo em casos de promoção de profissionais que desempenhavam funções completamente técnicas, e se viram, de uma hora para outra, responsáveis por projetos e, principalmente, por equipes.

Quando somos convidados por um cliente para auxiliá-los no desenvolvimento de um Programa de Líderes, buscamos ter sempre em mente que nem sempre os profissionais que estão participando do programa sabem o que é ser um líder. A experiência mostra, na realidade, que a grande maioria tem uma visão equivocada da liderança.

Então, como um pequeno roteiro para montagem de um Programa de Desenvolvimento de Líderes, sempre começo com um módulo no qual conversamos sobre o que é ser líder, sua essência e seu papel dentro da organização.

Uma vez discutida essa fase, passamos para um outro assunto espinhoso: equipes e competências. Só falar em competência, e o pessoal fica logo arrepiado! Eu também fico arrepiada, mas é um bom arrepio. Se você não entende o conceito de competência, não conseguirá ser um bom líder!  Então, um módulo que fala sobre gestão por competência é igualmente imprescindível.


Passada também a fase de falar sobre Competências, é importante fazer com que esses líderes se conheçam. Afinal, como ser líder se você não se conhece? Assim, o autoconhecimento e a compreensão de como o ser humano pensa e se comporta é importante para você entender sua equipe e ser um bom líder para ela.


Por fim, para completar o modelo básico que consideramos importante em um Programa de Desenvolvimento de Liderança, é impossível falar deste assunto se não abordarmos o Coaching. Todo líder tem que estar em constante aprimoramento de suas habilidades de coaching, a fim de garantir uma alta performance de sua equipe. 


Desta forma, fazendo um resuminho, se você quiser desenvolver um programa de desenvolvimento de liderança na sua empresa, você tem que pensar nesses quatro módulos básicos:

Módulo I - Valores e Elementos da Liderança
Módulo II - Gerenciando sua equipe através do modelo de competências
Módulo III - Autoconhecimento e as Dimensões do Ser Humano
Modulo IV - Coaching


E, nesse meio tempo, se precisar de uma ajuda de especialistas, entre em contato conosco!!!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário