quinta-feira, 24 de junho de 2010

Na busca do gol do mercado de trabalho, o que falta são bons jogadores


É interessante analisar a dinâmica do mercado de trabalho, comparando-o com o nosso calendário. É sabido que todas as atividades profissionais passariam por algumas adaptações no período da Copa, porque os brasileiros tem que parar para assistir os jogos, mesmo aqueles cujas seleções não são expressivas.

Assim, vi agendas de trabalho serem montadas de acordo com a agenda dos jogos. Como consultora de RH, recebi vários pedidos de "por favor, poderia não agendar a entrevista em tal dia, tal horário? É que eu não gostaria de perder o jogo X, Y ou Z".

Então, comecei a me perguntar: o que é melhor para o brasileiro? Estar empregado ou assistir a um jogo, onde os jogadores envolvidos não tem conhecimento da situação desse torcedor e, muitas vezes, ganham salários que nunca iremos receber, merecendo muito menos...

Então, no site do UOL, leio a seguinte manchete: "Procura por emprego cai até 20% em SP durante a Copa".

É normal haver uma queda na procura de emprego em semanas onde existem feriados, principalmente os prolongados. Mas, uma queda em um período extenso, como é o do Mundial de Jogos, é mostrar que um dos problemas da falta de emprego está relacionado à falta de foco e senso de prioridade do brasileiro.

Afinal, sabemos que a busca de um emprego é tão trabalhosa quanto muitos projetos desenvolvidos dentro das organizações para as quais trabalhamos. Envolve planejamento, tempo, custos, planos A e B, foco no resultado e objetivos claramente definidos.

Mas, aparentemente, a grande maioria dos profissionais em busca de uma nova oportunidade não se deram conta disso - ainda. E, acredito, esta deve ser uma das causas por que muitos profissionais permanecem meses no mercado de trabalho, buscando uma nova colocação e não conseguem.

Depois, vão para fóruns de discussão, LinkedIns, jornais ou rodas de bate papo entre amigos se lamentar, colocar a culpa no Governo, nas empresas, consultorias e profissionais de RH.

Nosso post de ontem, sobre a escassez de profissionais no mercado, pode muito bem ser interpretado como direcionado para a escassez de vagas no mercado, uma vez que diagnostica que os profissionais que buscam uma nova colocação precisam ter é mudança de atitude! 

E essa mudança deve iniciar-se através da adoção de uma postura mais assertiva, mais empreendedora, mais ousada até.  O dia a dia organizacional pede pessoas inovadoras, mas é complicado ver inovação em profissionais que se mantém presos em atitudes conservadoras e tradicionais, pautadas em comportamentos que eram comuns há 20, 25 anos. 

O cenário é bastante dinâmico e os profissionais que buscam novas oportunidades devem ser igualmente dinâmicos e saber identificar e agarrar as oportunidades. A procura por emprego pode ter caido, mas a oferta não! 

Pensem nisso...



9 comentários:

  1. Ótima constatação, Ana Paula.
    Analisando à distância, passa a impressão que o brasileiro dá mais valor à curtição (entretenimento) do que ao trabalho, propriamente dito... Infelizmente...
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia todos
    Desculpa para escrever em ingles ,mas o meu Portugues é muito ruim.

    Iam spanish and I fully share what has been said in the principal post. Just for your information and although I have no stayictics data , I can tell you that Spain is absolutly "paralyzed" by the world champion-ship. As you know, Europe and specially Spain is suffering one of the most deeper economical crisis. But at the same time , every program new on TV is always opened with the latest news about our 22 players !!!! What did they eat , how did they sleep ,.....
    I think there is a clear lack of values , principles and a worng attitude towards the real problems at social , economical and political level.

    How indivivuals can cooperate to reverse this situation? I do not , but for sure each of us should can do something in their respective little environment,

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Estou em busca de uma recolocação nestes tempos de copa do mundo e tentando me adaptar as agendas dos RH´s de empresas, uma loucura!! uma delas me disse que a entrevista acontecerá somente depois da copa ou se o Brasil perder, fiquei até torcendo para o Brasil perder(Me perdoem os fanáticos), assim seria chamado mais rápido, pois eu não posso ficar desempregado.
    Outra tentativa foi lecionar para cursos profissionalizantes, ninguém quer fazer cursos nesta época so se eu montar um curso de assitente técnico de futebol. ou uma palestra com o tema: "TRABALHO E COPA DO MUNDO" rsrs quem sabe terei algum sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Ana Paula,

    Concordo que sua chamada de atenção seja válida realmente. Entretanto, entendo que esta seja apenas "um" dos pontos de vista e apenas "uma" das pontas dessa linha. Na outra ponta da linha estão as empresas e os profissionais que deverão receber os candidatos para realizar as entrevistas; e estes, estão dispostos a recebê-los? Quando se trata de aspectos culturais, ainda mais quando são aspectos culturarais de um país inteiro, torna-se muito complicado remar contra a correnteza.
    Mas entendo, concordo e respeito seu ponto de vista. Acho apenas que se complementasse seu artigo "sentando do outro lado da mesa", você o tornaria mais exato e real.
    Abraços,


    Luciano Lima Pereira
    www.administradores.com.br/home/lpluciano
    br.linkedin.com/in/lpluciano

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, eu também estou procurando emprego e não concordo com a frase " A procura por emprego pode ter caido, mas a oferta não! ". Eu analisei as ofertas de mercado e a qualidade do emprego dado no Brasil neste periodo. Percebi que a oferta de emprego aumentou sim, mas 90% não passa de um salario de R$ 1.000,00. Eu estou disposto a fazer entrevistas mesmo no dia do jogo do Brasil, e estou disposto a trabalhar em feriados também até. Mas eu não recebo muitas propostas. Não sei se estou pedindo um salario muito alto, mas já diminui a minha pretensão salarial mais de 40% do que vinha ganhando antes e NADA. Tenho gasto 100% do meu tempo livre com planos A e B, ainda na parte de ser empregado. Se não aparecer nada nos proximos 2 meses, terei que partir para abrir o meu proprio negocio. acho um desperdidio de tempo que investi em mim e que as empresas que trabalhei investiram. Sou muito versatil e como dizem, hands on . Por isso não posso ser conivente com a ideia basica de que as pessoas que estão procurando emprego precisam mudar a atitude. Estou aberto para discussão e se puder, um emprego. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto Ana Paula. Infelizmente é o que acontece no mercado. A falta de foco e comprometimento com o seu profissional é constante em milhares de brasileiros. Por outro lado, vivi uma situação esta semana que realmente me intrigou. Após ter convocado um candidato para uma entrevista que aconteceria na quinta feira (24/06) o candidato entrou em contato avisando um problema pessoal e solicitou que remarcassemos a entrevista para segunda feira a tarde. Por um momento pensei que ele não havia notado que o Brasil poderia jogar na segunda feira e desta maneira resolvi marcar para verificar como ele irá reagir. Caso o candidato falte, iremos ver a realidade do mercado. Caso ele compareça, será um candidato potencial para vaga.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Paula!
    Realmente é muito complicado trabalhar vagas nesta epoca de copa. Na empresa onde trabalho como Consultora Interna de Seleção e Desenvolvimento temos muitas vagas em aberto e falta mão de obra.
    Agora na copa está mais complicado ainda, minha agenda está super apertada, pois tenho agendado entrevistas para até as 19h00 para tentar recuperar o tempo que perdemos nos jogos.
    Acho legal o brasileiro torcer para a seleção, sentimos uma energia muita boa, mas por outro lado os profissionais que estão em busca de uma oportunidade não podem perder o foco.
    Concordo com você quando diz que as organizações buscam pessoas com uma postura mais assertiva e ousada! Quando entrevisto um candidato o que me chama mais atenção é exatamente isso: ATITUDE!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto! De fato penso, e acho que todos devíamos pensar: "o que EU ganho se o Brasil ganhar a copa?" A resposta pode ser um "surpreendente": NADA!
    Triste é constatar que as ofertas de emprego também decaíram neste período (pelo menos na minha avaliação, uma vez que estou à procura durante a copa).
    Acredito que vários processos seletivos devam ter sido "congelados" por causa do mundial. Isto é só outro absurdo do "país do futebol"!..

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Paula
    eu busco uma nova recolocação e realmente percebí isto. Em épocas de feriado prolongado ou datas comemorativas a procura caí muito. Mas também percebí isso por parte dos profissionais de recrutamento. Não estou generalizando nem julgando ninguém, mas nestas épocas e difícil eu receber um retorno para marcar entrevista. Talvez isso ocorra porque seja um reflexo da pouca procura por parte dos candidatos...não sei, mas de fato eu percebí esta diferença. E temo, porque isso tem me prejudicado.
    Abraços

    ResponderExcluir