quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mais empresas adotam o home office

O tradicional espaço de trabalho tem sido substituído pelo home office em uma em cada quatro empresas brasileiras. O número que até 2006 era menor - 15% de 3.700 companhias permitiam essa prática - vem aumentando aos poucos e, no último ano, subiu para 25% de 3.700 organizações.

Para Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) - responsável pela pesquisa -, a tendência é que essa porcentagem continue em ascensão. "Os avanços tecnológicos barateiam os custos e permitem que mais empresas adotem o modelo”, afirma.

Ainda sobre a atividade de home office, o levantamento revelou que o número de funcionários atuando em suas casas é maior nas companhias de grande porte. 62% das grandes empresas com mais de 250 funcionários e 43% das médias entre 100 e 249 contratados disponibilizam o acesso remoto ao seu sistema de computadores.

Outra mudança verificada no perfil das organizações está relacionada à adoção de aparatos tecnológicos. Dois terços das empresas (65%) declararam utilizar celulares corporativos. Destas, 25% acessam a internet pelo aparelho e outro 25% recebem e enviam e-mail. Nas empresas de porte maior - mais de 250 colaboradores - essa relação é mais intensa: 90% utilizam celulares corporativos, sendo que 53% dos usuários acessam a internet e conferem sua caixa de e-mails. Detalhe: não é o Sudeste que concentra o maior número de empresas usando o aparelho para fins corporativos. 70% das companhias avaliadas estão no Sul.

Fonte: Revista Você RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário