segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O ser megafone, por Mata Hari

Blog Na hora do cafezinho - Enviado por André Moragas



Pronto, foi só eu escrever sobre a “surdez corporativa” para Mata Hari me ligar querendo dar sua contribuição. Já começou a ligação dando seu recado, com fino humor: “André, vou te falar que eu prefiro essa tal de surdez corporativa a ter que encarar o “ser megafone”, que povoa muitos corredores do mundo corporativo”. 

É lógico que fiquei curioso para saber mais sobre essa nova espécime descoberta por Hari. Pedi então que ela me enviasse um resumo sobre o tal personagem. Acabei descobrindo que já conhecia a figura. Na verdade, conheci muitos “seres megafone” ao longo da vida. E até acho que esse ser é um dos grandes responsáveis pela “surdez corporativa”. Graças a Deus, não encontro com um desses faz muito tempo. Mas é sempre bom ficar de olhos abertos e fugir ao primeiro grito. Com vocês, o “ser megafone”, por Mata Hari.

O ser megafone 

Historicamente funciona assim: quem fala grosso leva. A ênfase do discurso define se o interlocutor será ouvido ou não. Ou você nunca ouviu falar em tipos assim? Tem certeza? Coloque sua cabecinha para funcionar. Não te ocorre sequer um conhecido capaz de falar as bobagens mais incríveis, com tamanha propriedade, que acaba sempre convencendo os inadvertidos só por causa do tom do discurso? 

Pois é. Junte-se a esse “ser megafone” algum poder (não é preciso muito). Meia dúzia de amigos importantes, uma conta bancária bem resolvida, e você estará diante do ser humano bomba. Lidar com essa pessoa é de tirar o fôlego. Ela cansa, conta vantagens e busca, incessantemente, monopolizar as atenções. Esse é o seu modus operandi

E se te resta algum juízo, jamais conteste o “ser megafone” ou tente ofuscar o seu brilho. Ele costuma ser vingativo quando contrariado. Se for seu chefe, não tenha dúvida que perderá o seu empregoSe for seu colega de trabalho, ele arranjará um artifício para deixá-lo “nu em público”. E se o incômodo que ele te causa chegar ao limite, há duas alternativas: demita-se ou adote fones de ouvido.

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